COVID-19 e a dermatite atópica

A doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19) tornou-se uma pandemia e uma emergência global de saúde pública. Atualmente, não sabemos porque é que algumas pessoas ficam mais doentes do que outras. Também não sabemos se as pessoas com dermatite atópica (DA) são atingidas de forma diferente devido à doença ou devido ao tratamento a que estão sujeitas.

Dermatite Atópica e os registos-COVID-19
A DA, também conhecida como eczema atópico, é uma doença crónica inflamatória da pele comum.
O tratamento de pessoas com DA moderada a grave pode implicar medicamentos para influenciar o sistema imunitário sob a forma de comprimidos ou injeções (medicação sistémica). O impacto desta medicação sistémica nos resultados da infeção COVID-19 é atualmente desconhecido. Este desconhecimento desencadeou o estabelecimento de 2 registos-COVID-19 internacionais para a DA: um registo é completado pelos profissionais de saúde e o outro foi concebido para ser completado pelas próprias pessoas com DA. O projeto que criou estes registos designa-se SECURE AD.

Como é que funcionam os registos?
Se tem DA e foi diagnosticado com COVID-19 ou, no caso de forte suspeita de COVID-19, mesmo que há já algum tempo, recomendamos que complete o seu registo como doente no Registro de Pacientes do SECURE-AD, para que possamos compreender a sua experiência pessoal da infeção. Informe também o seu médico sobre o episódio de infeção e peça que ele submeta o seu caso no Registro Médico SECURE-AD. Ambos os registros on-line são complementares, seguros e protegidos, sendo que os processos de recolha de dados anónimos receberam aprovação dos necessários e relevantes Comités de revisão Ética/institucionais.

Importância
Através da recolha de dados ao nível mundial sobre a COVID-19 e a DA, o projeto SECURE-AD possibilitará a avaliação do impacto da COVID-19 em pessoas com DA e da influência que os tratamentos da DA têm sobre a evolução/percurso da infeção. Tal ajudará a orientar os médicos no tratamento de pessoas com DA e infeção COVID-19. Adicionalmente, o SECURE-AD trabalha em conjunto com registros COVID-19 semelhantes, como para a psoríase, alopecia areata, doenças reumáticas e doenças inflamatórias intestinais, para que possamos comparar os resultados e experiências obtidos. Esta articulação aumentará ainda mais o impacto do projeto SECURE-AD. O esforço conjunto permitirá gerir melhor as incertezas enfrentadas atualmente.

Mais informações
Por favor visite o nosso website ou consulte as perguntas frequentemente colocadas (em inglês).
Se quiser reportar o seu caso, aceda diretamente ao registo de doentes em patient survey page.
A sua participação é muito importante!

O SECURE-AD Steering Group & International Scientific Advisory Committee
Contacto: secureADpatients@gmail.com

(Texto traduzido para português pela ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal, 27.06.2020)

Data: 
06/29/2020 - 07:16
Thumb: