Causas

A Dermatite Atópica (DA) é uma doença multifatorial complexa, cujos mecanismos de doença estão ainda por elucidar.

De acordo com o conhecimento atual, a DA é determinada pela interação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais. Os fatores e causas que desencadeiam a DA ainda não estão totalmente estudados, em particular os fenómenos de reatividade imunitária.

Não há uma única causa para a DA. Existe habitualmente um problema de barreira - a pele não se consegue renovar adequadamente nem proteger do exterior, como a pele das pessoas sem esta doença. Por outro lado, existe uma hiperactivação do sistema imunitário a nível da pele, com células inflamatórias que infiltram a pele e causam o que se vê como eczema.

PROBLEMA de BARREIRA

A DA é caracterizada por uma disfunção de barreira: “A epiderme e a derme destes doentes não funcionam de uma forma normal, e existem mutações genéticas pontuais, a nível de constituintes. A pele não se consegue defender, adequadamente, do exterior. Existem, pois, consequências associadas, nomeadamente, a perda de água transepidérmica muito importante, e a entrada na pele de componentes exteriores, que podem desencadear a inflamação, fundamentalmente, da dermo."1
 
A DA tem uma base genética e imunológica que condiciona o aparecimento da doença. Contudo, é necessário controlar a exposição a fatores ambientais como ácaros do pó doméstico, pólenes, pêlo e saliva de animais e fungos, mantendo o ambiente limpo, minimizando a humidade, e mantendo as mãos o mais limpas possível. Por outro lado minimizar a utilização de outros fatores irritantes como os perfumes, produtos cosméticos do banho com perfume, roupa de polyester ou lã (que também aumenta o suor), pode ser uma ajuda no controlo da doença. Por último é muito importante estabilizar a temperatura corporal pois os extremos, de calor ou frio, agravam a doença. O calor porque desencadeia o suor que agrava a comichão e o frio porque torna a pele mais seca e com mais probabilidade de abrir fissuras. 2
 
O stress não causa mas agrava o eczema. Ao contrário também o eczema é um fator de stress, sendo por isso desejável que sejam identificados alguns fatores causadores de stress para que possa haver maior controlo da ansiedade associada.
 
 
Fontes:
1 - Pedro Mendes Bastos, MD | Conselheiro Científico da ADERMAP
2 - SPAIC, file:///C:/Users/ApUser/Downloads/dermatite-atpica%20(2).pdf  (Acesso: setembro 2020)